Gerenciamento, Planejamento e Dicas para Enfrentar a Pandemia da COVID-19

por | mar 20, 2020

Não há outro assunto para abordarmos hoje que não seja a pandemia da Covid-19. Portanto, a informação é imprescindível para cuidarmos da nossa saúde e de todos aqueles que estão ligados a nossa atividade profissional seja como empresário, empregado, gerente, clientes, fornecedores.

Negócios físicos tendem a ser mais suscetíveis às sequelas incertas desta crise mundial. O Facebook criou o documento Gerenciamento, planejamento e medidas preventivas para o surto do COVID-19. Nele, a maior rede social do mundo oferece informações valiosas para todos que tenham negócios ou sejam responsáveis por áreas estratégicas em empresas.

Seguem abaixo as informações contidas no documento. Tomamos a liberdade para acrescentarmos dicas além das plataformas Facebook / Instagram.

5 dicas para iniciar neste momento

Mantenha-se seguro e informado

Mantenha-se atualizado seguindo fontes oficiais credíveis como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o departamento de saúde de seu governo local, para que seja possível responder rapidamente às mudanças que podem afetar você ou seus clientes.

Mantenha contato com os seus clientes

Compartilhe proativamente informações importantes com seus clientes usando email, site, Página do Facebook, perfil do Instagram para Empresas ou como você costuma fazer. Lembre-se que poderá fixar publicações importantes na parte superior de sua Página do Fixar para rápida visualização. Você pode incluir informações sobre as medidas que está tomando para tornar suas instalações ou produtos seguros, ou como você tratará as perguntas do cliente se houver atrasos esperados no envio.

Tente organizar eventos online

Caso você precise adiar ou cancelar eventos planejados como consequência do surto, tente organizar sessões ao vivo no uso de canais sociais, como o Facebook ou o Instagram.

Caso seu negócio precise cobrar pelo serviço de conteúdo, como aulas ou palestras, existem disponíveis outras plataformas com Hotmart Club, Eduzz, Udemy. Para todas elas, é necessário criar uma conta como produtor de conteúdo; em algumas o serviço não é gratuito.

Prepare um plano de atendimento ao cliente

Para ser reativo e transparente com seus clientes durante esse momento desafiador, prepare-se para as perguntas e solicitações recebidas. Considere esboçar respostas modelo para seus emails ou configurar mensagens de resposta instantânea com as informações que você espera que seus clientes procurem. Conecte-se com seus clientes gratuitamente em tempo real usando mensagens do Instagram Direct Messenger ou configurando um perfil do WhatsApp Business .

Faça uma lista de perguntas frequentes

Prepare uma lista de respostas para as perguntas que seus clientes provavelmente farão e forneça o máximo de detalhes e segurança possível nas respostas. Aqui está um exemplo de como poderia ser uma pergunta frequente:

P: Posso cancelar meu pedido (bilhetes de viagem/programas educacionais/associação em academias)?

R: É claro que cancelaremos seu pedido/reagendaremos, ou cancelaremos sua viagem/pausaremos sua associação mediante solicitação. Após o cancelamento de seu pedido, o valor gasto com sua compra original será reembolsado em sua conta. Esperamos voltar a fazer negócios com você novamente em breve.

Baixe nosso e-book gratuitamente com insights de marketing. 

Você é o que você consome! Comida, conteúdo, energia, tudo…*

*Texto publicado originalmente em newsletters da YouPix.com, por Bia Granja e Amanda Costa. Em tempos de quarentena, a sensação de quem trabalha ou consome conteúdo no digital é a de estar se afogando em um oceano de informações. Há muita coisa acontecendo no mundo,...

7 Dicas para Home Office em Tempos de Corona Vírus

Em tempos de pandemia do novo corona vírus, mais empresas estão adotando o trabalho remoto como solução para evitar o contágio com possíveis infectados. Contudo, o trabalho remoto, por opção ou por determinação da empresa, implica, mesmo sem o rígido horário do...

Ranking das maiores distrações nos escritórios

De todas as distrações no trabalho em escritório, a maior não é a temperatura do ambiente ou o tráfego que soa de fora. Somos nós mesmos. Em uma pesquisa encomendada pela fabricante de equipamentos de escritório Poly e conduzida pela empresa de pesquisa Future...

Aprenda a ser criativo na produção de conteúdo

O mercado digital mudou mais uma vez. Os outrora poderosos posts nas redes sociais, publicados principalmente no Facebook se não estão saturados, nem de longe possuem a relevância de anos atrás. A dinâmica do universo digital mais uma vez levantou o sarrafo e agora,...

As 10 cidades mais inteligentes do mundo

O conceito de cidades inteligentes é relativamente novo, criado a partir deste milênio, e vem sendo aprimorado ao longo dessas quase duas décadas. No ano 2000, quando este conceito surgiu, dava-se importância basicamente à administração pública - transporte urbano,...

Pin It on Pinterest

Share This