7 Dicas para Home Office em Tempos de Corona Vírus

por | mar 13, 2020

Em tempos de pandemia do novo corona vírus, mais empresas estão adotando o trabalho remoto como solução para evitar o contágio com possíveis infectados. Contudo, o trabalho remoto, por opção ou por determinação da empresa, implica, mesmo sem o rígido horário do escritório, no cumprimento de conduta profissional como em qualquer relação de trabalho.

Disciplina nos horários e disponibilidade quando solicitado são umas das questões chaves para quem está em home office. Contudo, existem outras técnicas e dicas de comportamento que auxiliam na produtividade dos profissionais que trabalham em casa. Vamos a elas.

Vista-se para o trabalho

Embora a maioria dos memes do Instagram elogie a capacidade de responder e-mails usando pijamas o dia todo, estar excessivamente confortável dará a você a tentação de voltar à sua cama ou ao seu sofá. Arrumar-se, mesmo para o trabalho em casa, é uma importante rotina que você deve manter.

Na verdade, é fundamental cumprir a sua rotina matinal, como você faria normalmente se você estivesse indo para o escritório, pois isso indica ao seu cérebro que é hora de trabalhar – e não de relaxar.

Crie um espaço dedicado para o seu trabalho

Embora algumas pessoas não tenham consciência de como estão as coisas a sua volta, outras são inerentemente sensíveis a pratos sujos, roupas desdobradas e às caixas que precisam ser jogadas no lixo. Quando o seu espaço precisa funcionar como casa e escritório, um espaço de trabalho dedicado é essencial.

O ideal é ter um cômodo separado onde você pode fechar a porta, pois isso indica ao seu cônjuge, parceiro ou filhos que você está ocupado trabalhando. Se isso não for uma opção, escolha um lugar onde a desorganização da casa fique longe da sua vista. Pode ser uma cadeira específica na sua sala de jantar ou uma escrivaninha no quarto, o que importa é ter um lugar na casa que você pode chamar de “seu escritório”.

Definir e manter as horas normais de trabalho

Se você tecnicamente não precisa acordar às 7h da manhã e sair pela porta às 8h30, por que não curtir mais alguns alguns minutos de sono? Afinal, podemos facilmente atrasar o almoço ou trabalhar até mais tarde, certo?

Errado. A questão aqui é o tom que definirá o seu dia e, portanto, sua produtividade. Quando você está fora do escritório, é mais importante do que nunca definir horários específicos – e cumpri-los. Uma maneira de garantir que você fique no caminho certo é criar prazos bem definidos. Pode ser algo assim: iniciar as atividades sempre no mesmo horário, verificar e-mails durante o primeiro e o último bloco do dia, falar ao telefone apenas em determinados períodos do dia e gerenciar as horas em que você se sentir mais alerta. Se você está mais concentrado nas primeiras horas do dia, dedique esse período para marcar reuniões ou usar esse período para trabalhar mais intensamente. Acompanhe os objetivos do dia e esforce-se para completá-los pois isso te dará mais motivação.

Foque no seu resultado

Há uma grande diferença entre trabalhar em casa uma vez ou outra numa semana porque você não estava se sentindo bem e trabalhar remotamente todos os dias. Não basta apenas “estar trabalhando” sentado na cadeira em frente ao computador. Em um ambiente de trabalho remoto, o profissional é julgado pelo volume, qualidade e pontualidade de seu trabalho. Dessa forma, o trabalho remoto é um ótimo equalizador, e é importante perceber que esta é uma oportunidade de brilhar e mostrar competência, independência e profissionalismo.

Todas as manhãs, crie uma lista do que você entregará até o final do dia. Se for útil, escreva-a na noite anterior para poder mergulhar direto no trabalho pela manhã. Todos funcionam de maneira diferente, mas é útil planejar a próxima semana toda sexta-feira à tarde ou segunda-feira de manhã. Assim, é mais fácil manter o foco e não perder o rumo com distrações e imprevistos que podem aparecer no caminho.

Faça refeições saudáveis

Por estarmos em casa, é fácil cedermos a tentação de fazermos refeições mais rápidas e calóricas. Ainda mais em momentos de corona vírus quando muitos estão estocando comida. Mas, não é porque você está em casa que irá trocar um almoço saudável por um pote de sorvete só porque você pode faze-lo. Refeições com alto teor de açúcar e gordura não são bons para o nosso cérebro e trazem letargia e desânimo.

Planeje também o que você vai comer ao longo da semana. Lembre-se que estará em casa por várias horas do dia e por isso serão necessárias várias refeições: café da manhã, almoço, lanche, coffee break. Mas o faça pensando sempre no seu desempenho. Se quiser recorrer ao iFood, tudo bem, mas aí o custo sobe bastante.

Marque mais check-ins com sua equipe

Uma das partes mais difíceis de ser um líder – cara a cara ou não – é gerenciar sua equipe. Mas há uma camada adicional de dificuldade quando você não pode ir até a mesa deles para verificar um projeto, fazer uma pergunta ou atribuir uma tarefa. Em teoria, a tecnologia deve facilitar isso – graças ao Zoom, Skype, WhatsApp etc. No entanto, às vezes pode ser uma dura batalha capturar e manter a atenção dos membros da equipe.

O trabalho remoto é uma grande mudança, portanto agende check-ins para manter um canal de diálogo à distância sempre aberto. O check-in é apenas para garantir que o progresso esteja sendo feito e que todos tenham os recursos de que precisam.

Saiba a hora de parar e não tirar folgas extras

Como não estamos limitados pelo horário de um escritório, é muito comum acreditar que em home office podemos trabalhar no horário que acharmos melhor, ou mesmo adiantar o trabalho hoje para tirar uma folga amanhã. Contudo, essa prática pode ser perigosa. Pois, sendo parte de um time, todos esperam que você esteja disponível mesmo que a entrega já tenha sido feita. Outro ponto que já foi dito anteriormente, é que devemos manter a disciplina diária a mais próxima de uma trabalho in loco.

Então adiantar trabalho para “ganhar” folga no dia seguinte é um conceito errado e que pode ser mal compreendido pelos outros do time. Cumpra seu horário e saiba quando parar na medida em que as tarefas daquele dia já foram cumpridas. Regularidade também é importante.

Baixe nosso e-book gratuitamente com insights de marketing. 

Você é o que você consome! Comida, conteúdo, energia, tudo…*

*Texto publicado originalmente em newsletters da YouPix.com, por Bia Granja e Amanda Costa. Em tempos de quarentena, a sensação de quem trabalha ou consome conteúdo no digital é a de estar se afogando em um oceano de informações. Há muita coisa acontecendo no mundo,...

Gerenciamento, Planejamento e Dicas para Enfrentar a Pandemia da COVID-19

Não há outro assunto para abordarmos hoje que não seja a pandemia da Covid-19. Portanto, a informação é imprescindível para cuidarmos da nossa saúde e de todos aqueles que estão ligados a nossa atividade profissional seja como empresário, empregado, gerente, clientes,...

Ranking das maiores distrações nos escritórios

De todas as distrações no trabalho em escritório, a maior não é a temperatura do ambiente ou o tráfego que soa de fora. Somos nós mesmos. Em uma pesquisa encomendada pela fabricante de equipamentos de escritório Poly e conduzida pela empresa de pesquisa Future...

Aprenda a ser criativo na produção de conteúdo

O mercado digital mudou mais uma vez. Os outrora poderosos posts nas redes sociais, publicados principalmente no Facebook se não estão saturados, nem de longe possuem a relevância de anos atrás. A dinâmica do universo digital mais uma vez levantou o sarrafo e agora,...

As 10 cidades mais inteligentes do mundo

O conceito de cidades inteligentes é relativamente novo, criado a partir deste milênio, e vem sendo aprimorado ao longo dessas quase duas décadas. No ano 2000, quando este conceito surgiu, dava-se importância basicamente à administração pública - transporte urbano,...

Pin It on Pinterest

Share This